sexta-feira, 20 de maio de 2011

AMERICANOS EM NORONHA

      O ajustamento para a instalação de um Posto de Observação de Teleguiados dos Estados Unidos na ilha de Fernando de Noronha, em 1957, tinha como base legal, atos diplomáticos assinados entre o governo brasileiro e dos Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial. Como por exemplo, a Conferência dos Chanceleres, na cidade do Rio de Janeiro, que decidia sobre a exclusividade das forças armadas norte-americana, a tarefa da defesa hemisférica; a Conferência do México (1945) e o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (1947). Ambos reforçados majoritariamente em 1952, esses pactos militares forneciam assistência militar, treinamentos e equipamentos, em especial nos estoques norte-americanos. MOURA (1990) destaca que até meados da década de 1960, mais de 02 bilhões de dólares tinham sido utilizados nesses programas.
      O clima frio de uma guerra de escalas internacionais não era tão fácil de ser percebida na ilha, já que o isolamento submetido aos que lá residiam engendrava um certo quê de esquecimento do ‘mundo lá fora’. Esquecimento esse que mais tarde também seria experimentado pelos ‘americanos’ que para lá eram enviados.
      Para Noronha foi destinada um contingente de 150 norte-americanos vindos em seis navios e desembarcaram grande quantidade de material em helicópteros que atravessaram os céus da ilha, baixando em clareiras, abertas na ponta da Sapata, Morro do Francês e Ilha Rata. Ali, construíram acampamentos. 
      Aos habitantes da ilha restava apenas observar os helicópteros que carregava tudo para ‘iglus’ serem erguidos. Era o “milagre” americano que mudaria a vida deles para melhor. E isso significava dólar e trabalho.
RUÍNAS DO POT - EUA

      A concessão da ilha a esses estrangeiros foi para o prazo de cinco anos e mudaria de certo o dia a dia de uma ilha em pleno Oceano Atlântico.

Pesquisa desenvolvida por Grazielle Rodrigues. Fernando de Noronha e os Ventos da Guerra Fria. Dissertação de mestrado. UFPE, 2009. http://lattes.cnpq.br/9417472743874115

Nenhum comentário:

Postar um comentário